top of page

ADUBAÇÃO DAS PLANTAS


Adubar parece trabalhoso e você está sempre confusa em como adubar o solo? Vem comigo que nesse post vou esclarecer alguns conceitos sobre adubação.

As plantas precisam de 3 coisas básicas para sobreviver: luz, água e alimento. Os alimentos são tirados do solo em forma de compostos químicos: nitrogênio, fósforo, potássio, boro... etc... Cada um atua de uma forma na planta. Um ajuda na produção dos frutos, outro no fortalecimento das raízes, outro deixa as folhas mais bonitas e vistosas. Cada um com a sua função de deixar a planta sempre bem nutrida e feliz.

Na natureza as plantas conseguem os nutrientes que precisam trocando com outras plantas e através da decomposição de folhas e bichos, matéria orgânica em geral. As plantas em vaso não conseguem trocar com outras plantas e não conseguem repor de forma eficiente os nutrientes que são lavados pela água da rega. O solo vai ficando pobre e a planta ficando fraca, e é justamente isso que abre espaço para o ataque de doenças e pragas.

Existem dois tipos de adubo: o mineral e o orgânico.

O adubo mineral é industrializado e extraído de rocha, recursos naturais não renováveis. Por isso, aconselho usarmos com muita sabedoria. São os famosos adubos NPK, um composto de nitrogênio, fósforo e potássio. Tem ação mais rápida do que o adubo orgânico, por isso, é necessário prestar atenção na quantidade aplicada, para não aplicar demais e acabar matando a planta.

O adubo orgânico são materiais orgânicos em geral. Ossos de galinha, húmus de minhoca, esterco, pó de algumas plantas como a mamona, por exemplo, pó de rocha (resíduos da mineração). Os adubos orgânicos precisam ser trabalhados pelos microrganismo e fungos, por isso tem ação mais lenta, mas é também uma ação mais duradora e eficaz, estudos mostram que ter microrganismo no solo também é importante para a saúde da planta.

Por esses motivos, e por questões ambientais, eu prefiro utilizar adubos de fontes orgânicas nos meus vasos, por serem mais duradoras e mais sustentável para o meio ambiente. ;)

Para adubar corretamente siga as instruções de rótulo de cada adubo. Lembre-se: adubo demais também mata a planta, apesar de ser mais difícil de acontecer com adubos orgânicos justamente pela sua ação mais demorada do que o adubo mineral. Adube sempre com o solo molhado, as plantas não "comem", elas bebem o líquido, então para os adubos serem ingeridos é necessário água. Adube de manhã ou à tarde, não adube a planta com sol pleno.

Com relação à periodicidade vai depender também da indicação do adubo, do tamanho da planta e do tipo. Para as plantas em vaso adubadas com material orgânico uso 1 vez por semana.

E então? Começaram a perder o medo de adubar as suas plantinhas? Essas informações foram úteis?

Me conta se ficou ainda alguma dúvida! :)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
bottom of page