Vou viajar! O que fazer com as plantas?
Carnaval chegando e muita gente viaja nessa época. Viaja para descansar ou então para pular carnaval e voltar ainda mais cansado... rsrsrsr... Não importa a finalidade da viagem a preocupação é a mesma: o que eu faço com as minhas plantas??? Segue aí algumas dicas.
ATENÇÃO: Todas as dicas a seguir são para plantas que gostam de solo úmido. Plantas como suculentas e cactos aguentam tranquilamente 1 semana sem rega (até mais), então não precisa se preocupar. O mesmo acontece com os terrários... pode viajar sem preocupação, que ele estará te esperando na volta. :)
1 - Vaso Auto-irrigável (rega por capilaridade)
Devo confessar que os vasos auto-irrigáveis me salvam muito aqui em casa. Com o ateliê e um filho para cuidar vira e mexe eu me lembro que esqueci de regar as minhas lindas plantinhas... Alocásia, Calatéia e Peperomia que são chegadas à um solo úmido. Coloco água neles de 15 em 15 dias, sempre no dia 1 e no dia 15 do mês, pequeno truque para não esquecer quando foi que coloquei água no recipiente... rsrsrsr... Mas atenção, alguns vasos não vem com pedriscos para colocar no fundo e eu aconselho fortemente. Os pedriscos formam uma camada para onde vai o excesso de água, assim a terra não fica molhada acima do necessário, o que pode trazer doenças como fungos para algumas plantas.
2 - Gotejador para garrafa Pet
Existem alguns tipos de gotejadores que conseguimos acoplar em garrafas Pet, custam super barato (uns 10 reais) e costumam funcionar. Dá também para fazer furos na tampa da garrafa que funciona do mesmo jeito. Quando for colocar a garrafa na terra, faça um buraco e e sempre coloque dentro um pouco de pedra, assim garantimos que a terra não entupa os buracos que fez na tampa da garrafa impedindo que a água saia.
3 - Deixar as plantas com vizinhos / zelador
Vivemos cercados de gente, mas não vivemos em comunidade... está na hora de usar as ferramentas que temos nas mãos. Ajudarmos uns aos outros. A maioria dos prédios possuem porteiro ou zelador, a maioria dos prédios também possuem plantas que os zeladores precisam cuidar e molhar. Que tal descer com as suas plantas e pedir para ele também dar uma regadinha esperta nas suas verdinhas? Uma dica que pode ser bacana é colocar uma plaquinha com a frequência da rega em cada plantinha que deixar no espaço comum do prédio (tipo: molhar segunda e quinta).
4 - Usar cobertura na terra para manter a umidade
Essa última dica não vai impedir que sua planta morra de sede, mas pode retardar um pouco. Colocar cobertura na terra faz com que a terra permaneça úmida por mais tempo. Então a dica é cobrir a terra com palhinha, musgos e até mesmo pedra. A perda de água é menor quando temos uma terra coberta.
_________________________
Na foto terrário G Ateliê Recul, que precisa ser molhado somente quando o vidro não possui mais gotículas de água... o que pode acontecer de 2 em 2 meses somente. Dá para você fazer um mochilão pela Europa e voltar! rsrsrsrs Você encontra ele aqui.